Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

The Watchmen

"Quis custodiet ipsos custodes?" (Juvenal)

Fica até engraçado pensar que uma frase de um filósofo poeta romano, iria influenciar a criação de uma história de HQ.

Traduzindo pode significar "Quem vigia os vigilantes?", "Quem guardará os guardas?" ou algo do tipo. Frase esta que ser identificada na história, pixada nos muros "WHO WATCHES THE WATCHMEN?".

The Watchmen é uma série de história HG escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, publicada originalmente em doze edições mensais. Os títulos de cada uma das edições faz menções à Bob Dylan, Elvis Costelo, Nietzsche,Jimi Hendrix, Einstein e até mesmo trechos da Bíblia Sagrada.

A história, no geral, apresenta o questionamento da integridade daqueles que devem trazer a proteção. O interessante é que também mostra o outro lado da moeda, isto é, os problemas sociais e psicológicos desses "heróis". Assim, vejo que não há um julgamento ferrenho, mas sim uma identificação com um público.

O que torna esta história ainda mais interessante é o fato de que Alan Moore, escritor da obra, ao compor o enredo, fez relações de fatos históricos que realmente aconteceram, com as estórias em que a trama se movimenta.

E ao som de Pass the wine, (uma das canções do álbum Exile On Main Street de 1972, que só foram lançadas este ano) dos Rollings Stones. Boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você me diz?